Nossa Equipe

A Associação Desportiva e Cultural Capoeira Besouro Mangangá conta com um seleto grupo de profissionais no comando das atividades desportivas, tanto em sua sede como em suas filiais. Hoje em atividade são 3 (três) mestres, mais de 30 entre contramestres, professores e formados, todos com mais de 15 anos de experiência na prática da capoeira, atuando no Brasil, Japão, Colômbia, México e Austrália.

Untitled-removebg-preview (2).png
 
Mestres
10924730_824862867575551_327360099700460
Mestre Lobão

Everaldo Bispo de Souza

 

Nasceu em 07 de junho de 1952, na cidade de Itabuna-BA. Começou a fazer capoeira nos anos 60 em sua cidade natal treinando com os Mestres Antônio Rodrigues e Luiz Medicina. Veio para São Paulo, atrás do sonho de uma vida melhor e por indicação do estimado Mestre Medicina, passou a treinar com Mestre Suassuna, no grupo Cordão de Ouro onde se formou na turma de 1970.
Em São Paulo conheceu Esdras Filho e o Tenente Esdras Magalhães – Mestre Damião, juntamente com eles, Lobão ajudou a fundar a primeira academia de Capoeira do Vale do Paraíba na cidade de São José dos Campos em 1971 a academia “Besouro Mangangá”. Mestre de Capoeira há 50 anos,  é reconhecido e respeitado por onde passa, tornando-se referência para a capoeira nacional e internacional.

Participa anualmente de eventos nacionais e internacionais de capoeira. Já esteve, à convite de outros mestres, em países como Estados Unidos, Canadá, França, Áustria, Bélgica, Inglaterra, Suécia, Nova Zelândia entre outros. Ministra aulas, realiza cursos, palestras, workshops e já levou a Capoeira até para o cinema nacional atuando em 3 filmes.


Como um grande incentivador da capoeira nacional, com criatividade e competência, ao longo desses 50 anos Mestre Lobão vem superando os desafios de se viver de capoeira. Mas com seu trabalho, consegue a cada dia conquistas que dão sentido e significado para a capoeira que o tornou um mestre. Recebeu o Prêmio Viva Meu Mestre do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2010) e o Mestre Cultura Viva, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (2014). Participa ativamente do grupo de Salvaguarda da Capoeira –SP junto ao IPHAN.


Em sua trajetória de vida como capoeirista além de pioneiro com a Academia de Capoeira Besouro Mangangá em São José dos Campos e Mestre de capoeira, Everaldo Bispo também é formado em Educação Física e Pós-Graduado em Treinamento Desportivo, atua como Técnico da Delegação de Capoeira do município de São José dos Campos, tendo expressivos resultados com seus atletas nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Por acreditar sempre na educação e na necessidade do aprendizado, Everaldo Bispo de Souza construiu uma formação sólida como profissional e como Mestre Lobão conseguiu fazer da sua arte, em praticar e vivenciar capoeira,  uma história de vida.

pp.jpg
Mestre Bala

Edson Pedrosa Veneziani

 

Treina desde 1971, sendo um dos primeiros alunos da Associação Besouro Mangangá Capoeira. Em suas próprias palavras "capoeira é um Esporte Fantástico, ela é música, jogo, é um esporte completo! Eu adoro, eu amo capoeira! E não é de hoje....  a cada dia eu aprendendo por que a capoeira é fantástica". Mestre Bala possui um rico acervo sobre a trajetória da Capoeira em São José dos Campos, convive com gerações de capoeiristas e tem sido um exemplo de persistência, foco, por não deixar de treinar desde o início da Associação, acompanhando suas mudanças de endereço e vivenciando muito desses 50 anos de História

IMG-20210420-WA0120[1].jpg
Mestre Narciso

Narciso Roberto da Silva

Nasceu em 10 de abril de 1959; em São Vicente de Minas- MG. Desde criança, mesmo sem saber o que era capoeira, dizia que iria lutar capoeira. Em 1976, durante uma visita a familiares no interior de São Paulo, no município de Jacareí, durante um desfile de carnaval, uma das escolas realizou uma exibição de Capoeira. A partir da lembrança desses movimentos, passou a reproduzi-los com amigos. Em 1978, migrou para Jacareí e conheceu a academia Princesa Isabel, do Mestre Josias e começou a treinar “oficialmente” e nunca mais parou.
Mestre Narciso aponta que um dos benefícios da prática da Capoeira em sua vida, foi a de desenvolver a musicalidade e para lidar com a timidez. 
Atualmente, ministra aulas na Academia Fisicus, no Condomínio Alta Vista e em sua residência, com foco em crianças, adolescentes e adultos.

Contra-mestres
 
fuba.png
Contramestre Fubá

Fabiano Guilherme da Silva

Iniciou a prática da Capoeira em 1984 na Academia Besouro Mangangá com Mestre Lobão.
De lá pra cá, sempre foi integrante da Besouro Mangangá, com muita dedicação.
Desde 1995, ministra aulas de Capoeira em São José dos Campos.
Formou-se professor em 2008 pela academia Besouro Mangangá e este ano, sua trajetória completa 36 anos.

Tank.jpg
Contramestre Tank

Kleber Junior Moreira da Silva

Nasceu em 07 de janeiro de 1980 em Taubaté-SP, iniciou a prática da Capoeira na cidade de São Luiz Paraitinga-SP em meados dos anos 80, com professor Bene da Academia Ginga Brasil. Em 2004 recebeu graduação de Aluno Formado 3 cores do Mestre Quebrinha Ginga Brasil. Filiou-se à Associação Desportiva e Cultural Besouro Mangangá Capoeira, desenvolvendo trabalhos com Mestre Lobão. No ano de 2016 foi graduado Professor e em 2018 como Contra-Mestre. 
Contra-Mestre Tank desenvolve atividades em Projetos Sociais com crianças e adolescentes em São Luiz do Paraitinga, tanto na área urbana, quanto na área rural, oportunizando vivências que contribuem tanto para o desenvolvimento físico, emocional como incentivando valores através dos ensinamentos da Capoeira. Também é um detentor do patrimônio imaterial de confecionar instrumentos musicais utilizados na Capoeira.

andre.png
Contramestre Margô

André Souza

Iniciou na Capoeira em 1991 na Academia Besouro Manganga com o Mestre Lobão.
De 1996 a 2000 deu aula de Capoeira na faculdade UNESP em Guaratinguetá.
Em 2003 começou a daraulas de capoeira na ADC Embraer - SJC e desde 2007 vive em Cingapura aonde continua a sua prática com a Capoeira. 

Professores
 
caramba.png
Professor Caramba

Rafael Antônio Gonçalves da Rocha

Iniciou na Capoeira em 1994 pela prefeitura de Caraguatatuba, e logo se transferiu para a Associação de Capoeira Grupo Senzala do mestre Sombrinha (Alberto José de Freitas) e mestre Fala Pouco (Manoel Ricardo dos Santos).
Se formou em capoeira com o mestre Fala Pouco no ano de 2008.
Em 2013 conhece o mestre Lobão e em 2015 passa a treinar na Academia de Capoeira Besouro Mangangá.

Youtube: https://www.youtube.com/user/rafaarocha

IMG-20210418-WA0011_edited.jpg
Professor Carcaça

Fabrício Gouveia do Santos

Começou na capoeira em 1996 com seu pai (Mestre Saruê), o qual também era  aluno do Mestre Lobão.
Depois passou a treinar diretamente com o Mestre Lobão, por volta do ano de 1995. Desde então atua como Professor de Capoeira na Academia Besouro Manganga e em Projetos Socias na cidade de São José dos Campos.

celio.png
Professor Célio

Célio Alves dos Santos

Iniciou na capoeira em 1999, com professor Bene,  do grupo Ginga Brasil, até o ano de 2005.
A partir de 2006, passou a treinar com o Professor Kleber Tank, na Besouro Mangangá, com quem treina atualmente.

franklin.jpg
Professor Cinzento

Franklin Adson Roque

Nasceu em 14 de maio de 1979 em São João de Meriti-RJ. Aos 14 anos, após ver uma apresentação de capoeira em frente ao Supermercado Piratininga do Jd Satélite, ficou apaixonado e, tão logo pôde, fez inscrição na Academia Besouro Mangangá para treinar nos sábados e domingos, desde então não parou mais com a Capoeira. 
Tornou-se professor no ano de 2018, realizou trabalhos voluntários junto ao Programa Escola da Família em pafrceria com a Secretaria de Educação de SP, também atuou em atividades de extensão universitária na Universidade Federal de São Paulo (Instituto de Ciência e Tecnologia), apoiando as unidades curriculares de Educação da Relações Étnico Culturais e Cultura Afro-Brasileira.
Atua na Gestão Cultural em Projetos da Associação Desportiva e Cultural Besouro Mangangá Capoeira, como no Projeto Brincante Maculelê: Cultura como Resistência, do Fundo Municipal de Cultura e realiza apoio da área de T.I da Associação Besouro Mangangá.

monica.png
Professora Mônica

Mônica Cardoso de Souza

Nasceu em 28 de Junho de 1985,  sua vivência familiar proporcionou uma imersão de modo que a vida familiar e de capoeirista permitiram com que desde cedo musicalidade, história e amizades na capoeira influenciassem sua formação. Sempre demonstrou grande interesse por esportes (lutas) em geral. Começou a treinar de forma sistemática aos 12 anos e nunca mais parou.
Em sua turma de formados, é a única mulher; a turma infantil da Associação Desportiva e Cultural Besouro Mangangá Capoeira está sob sua Supervisão. Além dos trabalhos na Sede da Associação, Professora Mônica atua em Escolas de Educação Infantil do município de São José dos Campos. 
Mônica é formanda em Educação Física,  tem atuado em Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior conquistado vários títulos.

Youtube: https://www.youtube.com/user/monicalobao

WhatsApp Image 2021-04-18 at 13.27.05.jp
Professor Nilton

Nilton Roberto Santos da Silva

Nasceu em 3 de fevereiro de 1988, em São José dos Campos-SP, seu contato com a capoeira começou no ano de 1994, acompanhando seu pai, Mestre Narciso. 
É graduado em Educação Física, realiza trabalhos em Academias de Esporte e em Condomínios de Jacareí-SP. Também compete em Jogos e é técnico em competições esportivas de Capoeira. 
Ministra aulas para crianças, adultos e idosos. Como diferenciais tem trabalhado treinos funcionais com golpes de Capoeira (Capoeira Power)  e treinos  adaptados  para a terceira idade, onde se trabalha a força, equilíbrio para preservar as funções cognitivas no envelhecimento, com qualidade e alegria da Capoeira.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCuuUxI19eNMEEthN_GOCHqg

WhatsApp Image 2021-05-12 at 21.45.15.jp
Professor Padoka

Carlos Alberto Broboa Becerra

Nascido em 07/05/1983, ingressou na capoeira por acaso, quando fez uma aula experimental achando que era outra arte marcial. Atua há 20 anos na Capoeira e possui muita apreciação pela arte musical, gosta de organizar eventos e de dar aulas utilizando pedagogia e didática especial para cada aluno.   Universidade UVM (2006-2011), Gimnasio "La Base" (2007), Colegio Bambino Montessori (2011), Universidade Autonoma de Guadalajara (2012-2014);  ministra aulas desde 2001 no Colégio Del Pilar  e está à frente da  Academia de Capoeira Besouro Mangangá México.

pedepato.png
Professor Pé-de-pato

Sérgio Latsch Junior 

Teve seu primeiro contato com a capoeira em 1985, com Mestre Venâncio no grupo Sol Nascente. 
Treinou também no grupo Cordão de Ouro (mestre Tinta Forte) e no grupo Anjos de Angola (mestre Alcapone). 
Em 1996 passou a treinar no grupo Besouro Mangangá. 

renato.png
Professor Renato 

Renato do Nascimento Grunervald

Iniciou na Capoeira 1998, no quintal de sua casa, com um grupo de amigos. Em 1999, entrou para o grupo Mandiga de Escravo. 
Em 2002 passou a treinar na academia Besouro Mangangá e começou a dar aula de capoeira na ADC URBAM e no Colégio Mater Dei. 
Hoje vive da capoeira, ministrando aulas em diversas escolas de São José dos Campos.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbMIiBsDM7s1zTDerKQ8SLw/videos

Formados e Instrutores
 
marreta.png
Formado Marreta

Reginaldo Luciano Tolosa Lobo

Iniciou na capoeira em 2002 no grupo Ginga Brasil.
Em 2003 recebeu sua primeira graduação. 
No ano de 2007 passa a treinar na Besouro Mangangá com o então Professor Tank, no município de São Luís do Paraitinga, com quem treina até os dias atuais.

negodagua.png
Formado Nego D'água

Reginaldo José Evangelista

Iniciou na capoeira em 1994 com mestre Amorim do Grupo meia Lua.
Em 1997 começou a treinar com o Professor Saruê já na Besouro Mangangá.
Depois de alguns anos afastado da capoeira, retorna à academia Besouro Mangangá em 2006 com o Mestre Lobão, onde está até hoje.

prego.png
Formado Prego

José Henrique Medeiros

Iniciou na capoeira em 1990 com o professor (Benedito Galvão) mais conhecido como (Bené) no grupo Ginga Brasil do mestre Quentinha.
Pegou sua primeira graduação no ano de 1999. Treinou até 2004, depois retomou em 2009 com o professor Kleber Tank no Grupo Besouro Mangangá do Mestre Lobão.

taka.png
Formado Taka           

Takayuki Hashimoto

Iniciou na  capoeira em 2006 no Japão  com o grupo Nação capoeira. Treinou por dois anos e veio ao Brasil conhecer o Mestre Lobão. No mesmo ano, integrou-se ao grupo Besouro Mangangá, onde esta até hoje. 
Começou a ensinar capoeira no Japão em 2011 e em 2014, realizou o primeiro batismo de capoeira na Besouro Mangangá Japão.

Website: https://capoeirabm-jp.info/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQGtYKpeYlX1C14SfTu-IKA

WhatsApp Image 2021-05-12 at 08.30.50.jp
Instrutor Marcão

Marco Aurélio Lino Mariano

Nascido em São José dos Campos/SP em 25/09/1965; ingressou na capoeira através de convite de um amigo, hoje Mestre de Capoeira (Saruê). Atua como instrutor na Associação Desportiva Classista da Embraer, unidade Ninho do Tucano.

Website: https://www.adcembraer.com.br/capoeira/

WhatsApp%20Image%202021-05-04%20at%207.1
Instrutor German

José German Martinez Benavides

Nascido em 06/04/1985 na Colômbia, conheceu a capoeira através de um filme e  começou a praticar a capoeira. A motivação de aprendizagem o faz  querer melhorar a  sua prática e a transmiti-la em suas aulas em Bogotá, onde representa a Associação desportiva e Cultural Besouro Mangangá Capoeira.

WhatsApp Image 2021-04-12 at 11.00.20 AM
Instrutora Bruna

Bruna Pereira Permejani

Nasceu em 1985 na cidade de São José dos Campos e começou a prática da Capoeira aos 14 anos com o Mestre Lobão na Associação Besouro Mangangá. 

Lecionou aulas de capoeira na sede da Associação, escolas, academias e Projetos Sociais.

Atualmente mora na Austrália onde já desenvolveu aulas de Capoeira em ONG com Refugiados e promove aulas de Capoeira para crianças e adultos.