top of page

O que é a Capoeira?

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. 

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

A capoeira era uma forma de luta e de resistência e tem como base a gingado do Capoeirista. É um movimento ritmado que mantém o corpo relaxado e o centro de gravidade em constante deslocamento, e a partir da ginga surgem os outros movimentos. 

A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

A capoeira é ao mesmo tempo uma luta e uma arte.

Três estilos mais praticados de Capoeira:

Angola - O estilo mais antigo, as principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia.

 

Regional - Criado por Mestre Bimba, caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. 

 

Contemporâneo -  que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.

Mestre Bimba

Manuel dos reis Machado, mais conhecido como Mestre Bimba nasceu no dia 23 de novembro de 1899 na cidade de Salvador/BA e foi responsável por fundar a primeira escola de capoeira do Brasil e conhecido por ser precursor de um novo estilo chamado “capoeira regional”. Iniciou na capoeira aos 12 anos de idade e treinou durante 4 anos, seu primeiro mestre foi o africano Bentinho, capitão da Companhia de Navegação Baiana, o método usado na escola era a capoeira antiga.

Em meados de 1932 fundou sua primeira academia no bairro do Engenho Velho de Brotas, adotando seu próprio método de luta, anos mais tarde sua academia foi registrada como Centro de Cultura Física Regional.

Mestre Bimba foi uma figura importante, pois modernizou a pratica da capoeira a fim de trazer mais adeptos e conseguiu que se tornasse um esporte nacional no Brasil. Em 2014 a Unesco reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade. 

Mestre Bimba faleceu em 05 de fevereiro de 1974 na cidade de Goiânia/GO, foi o mestre mais reconhecido de todos, com direito a títulos honoris causa, como o que lhe foi concedido postumamente em 1996 pela Universidade Federal da Bahia. Sua história de vida foi retratada no documentário “Mestre Bimba a capoeira iluminada”, lançado em 2005.

Fonte do texto: http://www.palmares.gov.br/?p=52567

Foto: Mestre Bimba e Mestre Lobão

bottom of page